Notícias de saúde

Câncer colorretal pode atingir também pacientes jovens

02 de abril de 2019 (Bibliomed). Muitos pacientes com câncer colorretal de início recente (CCR), diagnosticados na idade de 20 a 49 anos, são inicialmente mal diagnosticados, de acordo com pesquisa a ser apresentada na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, realizada de 29 de março a 3 de abril em Atlanta, no estado da Georgia.

De acordo com um comunicado liberado, pesquisadores da Colorectal Cancer Alliance em Washington, DC, realizaram uma pesquisa anual abrangente com 1.195 pacientes com CCR de início recente e sobreviventes para acompanhar os aspectos clínicos, psicossociais, financeiros e experiências de qualidade de vida.

Os pesquisadores descobriram que 57, 33 e 10% dos pacientes foram diagnosticados entre 40 e 49 anos, entre 30 e 39 anos e antes dos 30 anos, respectivamente. Setenta e um% dos pacientes com início recente e sobreviventes foram diagnosticados em estágios avançados (estágio III e IV); eles foram submetidos a terapias agressivas e uma considerável redução na qualidade de vida, incluindo neuropatia, ansiedade, depressão clínica e disfunção sexual. Sessenta e três% dos pacientes e sobreviventes esperaram três a 12 meses antes de visitar seu médico, em parte devido ao desconhecimento de que seus sintomas estavam relacionados ao CCR. A maioria dos pacientes foi inicialmente mal diagnosticada; 67% tinham sido vistos pelo menos dois médicos antes de serem corretamente diagnosticados com CCR.

Segundo os autores, os jovens precisam estar cientes de que o câncer colorretal pode acontecer em qualquer idade e não é apenas uma doença de pessoas idosas.

Fonte: AACR Annual Meeting 2019, Atlanta, Georgia.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários