Notícias de saúde

Estudos comprovam que cada cérebro é único

02 de agosto de 2018 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Zurique, na Suíça, mostrou que nenhum cérebro é igual ao outro. A pesquisa incluiu cerca de 200 pessoas idosas saudáveis ​​que foram submetidas a exames cerebrais por ressonância magnética três vezes ao longo de um período de dois anos. Os pesquisadores avaliaram mais de 450 características da anatomia do cérebro, incluindo o volume total do cérebro, os volumes de substância cinzenta e branca e a espessura do córtex.

Apenas 30 anos atrás, acreditava-se que o cérebro humano tinha poucas ou nenhuma característica individual. A identificação pessoal através de características anatômicas do cérebro era inimaginável.

Mas esta recente descoberta mostra que a combinação de influências genéticas e não-genéticas afeta claramente não apenas o funcionamento do cérebro, mas também sua anatomia, segundo um comunicado de imprensa da universidade de Zurique.

Como um exemplo de como a experiência parece afetar a anatomia do cérebro, grupos individuais como músicos profissionais, jogadores de golfe ou jogadores de xadrez tinham características específicas em regiões do cérebro nas quais confiam para suas habilidades especiais.

No entanto, experiências de curto prazo também pareciam moldar o cérebro. Por exemplo, se o braço direito de uma pessoa foi mantido imobilizado por duas semanas, ocorreu uma redução na espessura do córtex cerebral nas áreas responsáveis ​​pelo controle desse braço.

Este estudo confirma que a estrutura do cérebro das pessoas é muito individual. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Fonte: Universidade de Zurique, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários