Notícias de saúde

Consumo moderado de álcool é mais benéfico entre indivíduos de raça branca

06 de maio de 2015 (Bibliomed). O consumo moderado de álcool parece oferecer maiores benefícios de saúde para indivíduos de raça branca do que para aqueles de raça negra, sugere um novo estudo.

Pesquisas anteriores descobriram uma ligação entre o consumo moderado e um menor risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte prematura, mas os participantes nesses estudos eram em sua maioria brancos.

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados de mais de 25.800 adultos negros e mais de 126.300 adultos brancos. Entre os homens, o menor risco de morte estava entre os brancos que tomavam 1 a 2 drinques por dia, 3 a 7 dias por semana, e os negros que não bebiam.

Para as mulheres, o menor risco de morte estava entre brancas que tomavam um drinque por dia, de 3 a 7 dias por semana, e negras que tomavam uma bebida em 2 dias ou menos durante uma semana.

Treze por cento dos homens brancos e 24 por cento dos homens negros disseram que nunca bebiam. Os pesquisadores também descobriram que 23 por cento das mulheres brancas e 42 por cento das mulheres negras eram abstêmios.

Os resultados mostram a necessidade de uma investigação mais aprofundada dos fatores que podem desempenhar um papel na ligação entre álcool e risco de morte. Estes incluem dieta, níveis de atividade física, o sono, a renda, fatores genéticos e sexo.

O estudo foi publicado na revista American Journal of Public Health.

Fonte: American Journal of Public Health. Publicado online, 23 de abril de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários