Notícias de saúde

Abordagem ambulatorial de doentes crônicos pelo enfermeiro traz resultados positivos

3 de setembro de 2014 (Bibliomed).  Mudanças nas políticas de saúde estão oferecendo mais acesso a cuidados médicos para pessoas com doenças crônicas. A prestação de cuidados de qualidade pode exigir uma abordagem de equipe, que o Colégio Americano de Medicina chama de "medical home – saúde em casa." Assim, um novo modelo de atendimento pode envolver protocolos gerenciados pelo enfermeiro.

Um recente estudo publicado na revista médica Annals of Internal Medicine foi realizado para determinar se um protocolo gerenciado pelo enfermeiro é eficaz para tratamento ambulatorial de adultos com diabetes, hipertensão e hiperlipidemia (aumento das gorduras no sangue).

A partir de 2.954 estudos anteriores, 18 foram incluídos. Todos os estudos utilizaram uma enfermeira ou equivalente que preparava as doses de medicamentos, seguindo um protocolo. Todos os dados analisados, tais como a taxa de colesterol total e de baixa densidade –LDL- , pressão arterial apresentaram melhores resultados após a intervenção.

Assim, segundo o estudo, verifica-se que a abordagem de equipe que usa protocolos gerenciados pelo enfermeiro pode ter efeitos positivos sobre o tratamento ambulatorial de adultos com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e hiperlipidemia.

Fonte: Ann Intern Med. 2014;161(2):113-121.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários