Notícias de saúde

Terapia com estatinas reduz formação de placas nas artérias

06 de junho de 2013 (Bibliomed). Terapia intensa com estatina está relacionada com maiores índices de redução nas inflamações da placa aterosclerótica. Isso pode ou não explicar os efeitos das drogas nos eventos cardiovasculares.

Publicado no Journal of American College of Cardiology, o estudo foi realizado no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, e envolveu 83 adultos com forte risco cardiovascular ou aterosclerose estabelecida e que não tomavam altas doses de estatinas, recrutados em dez centros de saúde no país.

Os pacientes foram randomizados para atorvastatina 10mg ou 80mg durante 12 semanas. Foram realizados exames de imagem das artérias aorta torácica e carótida ascendente no início do estudo, a quatro semanas e a 12 semanas para identificação do alvo de fundo (TBR) e de inflamações nas paredes das artérias.

Ao final desse período, os pacientes que receberam a dose mais elevada de atorvastatina tinham uma redução de 14,4% nas inflamações, enquanto que o grupo que recebeu dosagens mais baixas apresentou redução de 4,2%.

Fonte: Medpage Today, 31 de maio de 2013.

Você sabe identificar um infarto? Descubra em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários