Folhetos de saúde

Conjuntivite alérgica

 Equipe Editorial Bibliomed

1) O que é conjuntivite?

Conjuntivite significa inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa fina que reveste as pálpebras por dentro e também a porção anterior do olho.

2) O que causa a conjuntivite?

A conjuntivite pode ser ocasionada por fatores infecciosos (virais, bacterianos ou outros parasitas) e/ou alérgicos.

3) O que é a conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica é uma doença ocasionada por fatores imunológicos (relacionados com o sistema de defesa do organismo). É normalmente benigna, crônica, apresentando períodos de manifestação intensa e de acalmia.

4) Em quais indivíduos é mais comum a conjuntivite alérgica?

Normalmente, a conjuntivite alérgica ocorre na primeira década de vida, mas pode ter manifestações por toda a vida.

5) Quais são os sintomas da conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica geralmente acomete os dois olhos. Nota-se a presença de uma secreção pegajosa, semelhante a muco, que pode dificultar a abertura dos olhos ao acordar. Pode-se observar a formação de “vegetações” na pálpebra superior quando a evertemos (são as papilas palpebrais aumentadas de tamanho) e juntamente a elas, uma membrana de aspecto gelatinoso (colar gelatinoso).

6) Qual o tratamento da conjuntivite alérgica?

O tratamento da conjuntivite alérgica é baseado em colírios vasoconstritores ou de cromoglicato. Naqueles casos em que os sintomas são mais intensos, pode-se utilizar colírios de corticóide em doses baixas e com acompanhamento periódico da pressão ocular. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico.

Fonte:

ALMEIDA, H.C.A.; ORÉFICE, F. Problemas oftalmológicos mais comuns in: LEAO, E. MOTA, J.A .C.; CORRÊA, E.J.; VINA, M.B. Pediatria Ambulatorial. 4°ed., editora: Coopmed, BH, 2005: 391-397.