Artigos de saúde

Perda de Peso é Segura Durante a Amamentação

Mulheres que estejam acima do peso quando estão amamentando podem perder alguns quilinhos com segurança sem comprometimento da produção do leite e sem arriscar a saúde de seu bebê, de acordo com um novo estudo publicado na edição de 17 de fevereiro da New England Journal of Medicine.

Pesquisadores liderados pelo Dr. Cheryl Lovelady da Universidade da Carolina do Norte em Greensboro estudaram a influência da dieta em 40 mulheres que estavam acima do peso e amamentando. Todas as mulheres haviam dado à luz a bebês a termo através de parto normal. Vinte e uma mulheres foram selecionadas para um protocolo de dieta e exercícios; as 19 restantes não o foram. Todas as mulheres tomaram um complexo multivitamínico diariamente.

As mães no grupo da dieta e exercícios reduziram a ingestão calórica em 500 calorias por dia, principalmente através da suspensão de alimentos açucarados e gordurosos. Elas também realizaram exercícios diariamente começando com 15 minutos por dia e progredindo até 45 minutos por dia. Este estudo começou quatro semanas após o parto e foi mantido por 10 semanas.

Os pesquisadores encontraram que as mulheres que se exercitaram perderam em média uma libra por semana. As mulheres do outro grupo perderam uma média de 2 libras ao final da 10 semanas. As mamães que fizeram dietas e exercícios relataram que produziram leite o suficiente e disseram que seus bebês não pareciam estar mais agitados do que o normal enquanto mamavam (bebês agitados podem significar suprimento insuficiente de leite).

A dieta pode dificultar a produção de leite, razão pela qual os pesquisadores planejaram verificar se poderia ser seguro para as mães que estivessem acima do peso perder peso durante a amamentação. As mães que amamentam ao seio que querem perder peso devem primeiro consultar seu médico, dizem os pesquisadores. "Estar acima do peso ideal pode causar problemas sérios de saúde," diz o Dr. Duane Alexander, diretor do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, que patrocinou o estudo. "Este estudo mostra que é seguro para mulheres que estão acima do peso iniciar um programa cuidadoso de perda de peso sem colocar em risco a saúde de seus bebês" desde que a dieta e o programa de exercícios sejam cuidadosamente selecionados por seu médico, e que o seu bebê seja acompanhado de perto por um pediatra de sua confiança.

Fonte: The New England Journal of Medicine - February 17, 2000 - Vol. 342, No.7

Copyright © 2000 eHealth Latin America