Saúde e Nutrição

Baixa libido pode sinalizar falta de nutrientes

xxx

 

Você sabia que a falta de nutrientes pode impactar na libido? Pois é: alimentação pode ser sua grande aliada na hora de apimentar a relação sexual.

O apetite sexual é regulado pelos hormônios, que, por sua vez, têm relação direta com o que comemos. Um exemplo é a deficiência de zinco, mineral que está relacionado à produção da testosterona a partir do aumento da função da enzima aromatase, que converte a testosterona em estrogênio que por sua vez diminui a concentração de testosterona endógena impactando na função sexual. Pessoas com deficiência de zinco podem apresentar diminuição do desejo sexual.

Assim como o zinco, a vitamina D também está associada aos níveis de testosterona e sua deficiência também pode impactar diretamente na produção deste hormônio. Já a deficiência de vitaminas do complexo B está relacionada com uma menor função endotelial que pode comprometer a vascularização dos órgãos sexuais, diminuindo assim o desempenho sexual.

Mas, Isolda, o que posso comer para melhorar minha vida sexual?

Alimentos ricos em zinco e ômega-3, como frutos do mar; oleaginosas como o amendoim e as castanhas; e chás, como o de Maca Peruana ou Tribulus terrestres (ambos são encontrados também em cápsulas).

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios