Notícias de saúde

Pílula diária pode prevenir contaminação do HIV

22 de julho de 2011 (Bibliomed).  Resultados preliminares de um estudo indicam que pode ter sido descoberta uma pílula diária que pode prevenir a propagação do HIV entre homens e mulheres heterossexuais.

No estudo pessoas foram tratadas com uma profilaxia de pré-exposição de tenofovir (que é um medicamento de combate o vírus da imunodeficiência humana) juntamente com emtricitabina (que diminui a disseminição do HIV).

Os participantes que receberam esse tratamento sofreram menos infecções do vírus do que os participantes que receberam o placebo.

O pesquisador Dr. Connie Celum, da Universidade de Washington (EUA), afirma que “esse estudo é o maior estudo até hoje que observa a eficácia da profilaxia de pré-exposição. O estudo demonstra que anti-retrovirais são altamente potentes e um ponto fundamental para a prevenção do HIV e deveria se tornar uma parte integral de efeitos globais para a prevenção do HIV”.

4.758 casais do Quênia e da Uganda participaram do experimento, sendo que nesses casais uma das pessoas estava contaminada com o HVI e a outra pessoa não.

O efeito da medicação descoberto pelo estudo fez com que o órgão americano de monitoramento de pesquisas (Data and Safety Monitoring Board) aconselhou que os resultados do estudo fossem publicados e que o segmento placebo do estudo fosse descontinuado.

A pesquisa foi apresentada na conferência da International AIDS Society.

Fonte: UPI 21 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários