Notícias de saúde

Estudo associa problemas de sono ao transtorno bipolar

20 de novembro de 2009 (Bibliomed). Problemas crônicos de sono podem desencadear psicose maníaco-depressiva em crianças, segundo estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Doença psiquiátrica marcada por fortes variações de humor e períodos de mania, a condição – também conhecida como transtorno bipolar – já havia sido associada, por alguns estudos, a problemas de sono em crianças.

Na nova pesquisa, avaliando quase 300 crianças, os cientistas descobriram que um gene chamado RORB perturba o relógio biológico – que intensifica o cansaço à noite e o estado de alerta durante o dia – e está associado à condição. As análises indicaram quatro diferentes variantes do gene que estariam ligadas à psicose maníaco-depressiva.

"Nossas descobertas sugerem que os genes do relógio, em geral, e o RORB, em particular, podem ser importantes candidatos para novas investigações na busca por uma base molecular para o transtorno bipolar", destacaram os autores em artigo publicado na revista científica BMC Psychiatry. Por isso, eles ressaltam a necessidade de mais pesquisas sobre o gene para tentar o desenvolvimento de melhores tratamentos para a doença.

Fonte: BMC Psychiatry. 12 de novembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários