Notícias de saúde

Obesidade causa mais de 100 mil casos de câncer por ano nos EUA

06 de novembro de 2009 (Bibliomed). A obesidade é responsável por mais de 100 mil casos de câncer por ano nos Estados Unidos, segundo estudo apresentado esta semana por especialistas do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. A doença é a segunda principal causa de morte no país, perdendo apenas para a doença cardíaca, que também está associada à crescente "epidemia" de obesidade nos EUA. E isso representa uma séria preocupação para as autoridades de saúde, visto que é estimado que 26% da população americana é obesa.

De acordo com os especialistas, ter muita gordura corporal causa cerca da metade dos cânceres de endométrio – tipo de câncer de útero –, afetando aproximadamente 20,7 mil pessoas por ano; além de um terço dos casos de câncer de esôfago. Em relação ao câncer de mama, a obesidade é responsável pelo desenvolvimento de tumores em 33 mil mulheres por ano.

O levantamento combinou dados de pesquisas do Instituto associando dieta, atividades físicas e gordura corporal ao risco de câncer e de estudos nacionais sobre obesidade e a incidência de câncer. "Trabalhamos a porcentagem daqueles cânceres específicos que poderiam ser evitados se todos nos Estados Unidos mantivessem um peso saudável", destacaram os especialistas.

Estimativas indicam que as doenças relacionadas à obesidade contam por cerca de 10% de todos os custos médicos do país, ou cerca de US$147 bilhões por ano. Por isso, os especialistas defendem o desenvolvimento de políticas públicas que encorajam as pessoas a adotar um estilo de vida saudável, incluindo alimentação rica em vegetais e grãos integrais e a prática de atividades físicas, como forma de prevenir diversos tipos de câncer.

Fonte: American Institute for Cancer Research. Press release. 05 de novembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários