Notícias de saúde

Enxaqueca aumenta os riscos de derrame cerebral e de doenças cardíacas nas mulheres

23 de abril de 2008 (Bibliomed). O número de vezes que a mulher tem uma enxaqueca pode desempenhar um papel determinante no seu risco de ataques cardíacos e derrames.

Evidências médicas desde há muito apóiam uma ligação entre a ocorrência de enxaquecas e problemas vasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs, ou derrames cerebrais), mas as informações relativas à relação entre a freqüência das enxaquecas e o aparecimento de tais eventos têm faltado.

Uma investigação apresentada esta semana no 60º Congresso da Academia Americana de Neurologia, realizado em Chicago, Estados Unidos, sugere que as mulheres que têm enxaquecas semanais têm um risco significativamente mais elevado de acidentes vasculares cerebrais do que aquelas que apresentam uma menor incidência de ocorrência de enxaqueca. Além disso, aquelas que têm enxaquecas freqüentes podem ser mais susceptíveis de ter um ataque cardíaco (infarto do coração).

Os pesquisadores incluíram Tobias Kurth, MD, ScD, do Brigham e Women's Hospital e Harvard Medical School, em Boston. As conclusões baseiam-se no Women's Health Study, que envolveu 27.798 mulheres profissionais de saúde com 45 ou mais anos de idade, e que não tinham doença cardiovascular no início do estudo. Detalhes sobre os níveis de colesterol e a freqüência das enxaquecas foram obtidos quando o estudo começou.

Os investigadores agruparam a freqüência da enxaqueca em três categorias: menos que uma vez a cada mês, mensalmente, ou uma ou mais enxaquecas por semana. Sessenta e cinco por cento disseram que tinham enxaqueca pelo menos uma vez por mês, 30% tinham uma enxaqueca por mês, e 5% tinham enxaquecas pelo menos uma vez por semana.

A equipe de pesquisadores acompanhou as mulheres por 12 anos e documentou o número de eventos cardiovasculares. Os seguintes achados foram observados:

  • 305 ataques cardíacos
  • 310 derrames cerebrais
  • 706 eventos cardiovasculares

As mulheres que tinham enxaquecas uma vez por semana ou mais apresentaram quase três vezes mais probabilidades de ter um acidente vascular cerebral isquêmico e uma vez e meia maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, se comparadas com as mulheres sem enxaquecas. Mulheres com enxaquecas mensais não estiveram sob maior risco.

Fonte: 60th AAN Annual Meeting - April 12–19, 2008 / Chicago, Illinois.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários