Notícias de saúde

Somente metade dos sobreviventes a um derrame volta a trabalhar

02 de abril de 2008 (Bibliomed). Um acidente vascular cerebral(AVC, ou derrame cerebral) pode ter um grande impacto sobre todos os aspectos da vida de uma pessoa, incluindo o seu trabalho. Uma nova pesquisa mostra que apenas metade dos sobreviventes a um acidente vascular cerebral é capaz de voltar ao trabalho, e a incapacidade e a depressão que resultam do derrame são as principais causas.

Apesar de muitas vezes as pessoas associarem os derrames à velhice - em outras palavras, aposentados - cerca de 20% dos acidentes vasculares cerebrais realmente ocorrem em pessoas em idade ativa de trabalho, disseram os autores do estudo. Devido ao envelhecimento geral da população e ao aumento na taxa de sobrevivência ao AVC, a doença pode ter um impacto notável sobre o trabalho dos indivíduos.

Para avaliar o impacto do acidente vascular cerebral no trabalho, pesquisadores da Austrália e da Nova Zelândia analisaram 210 pacientes que eram ativos no trabalho (idade média 55), e que tinham tido um primeiro AVC entre 2002 e 2003. Os pacientes foram avaliados logo após seu acidente vascular cerebral e, em seguida, novamente em um e seis meses depois. O estudo foi publicado na revista médica Stroke.

Verificou-se que, após um AVC, cinqüenta e três por cento dos pacientes eram capazes de voltar a trabalhar em tempo integral, dentro de alguns meses após o derrame.

A depressão teve um impacto significativo sobre o trabalho, independente do status do paciente após o acidente vascular cerebral. Quarenta e cinco por cento dos doentes que não retornaram ao trabalho em seis meses estavam deprimidos, em comparação com 33% das pessoas que voltaram a trabalhar. Apenas 30% dos pacientes com depressão após AVC informaram receber tratamento para esta condição.

Fonte: Stroke, April 2008; vol 39.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários