Notícias de saúde

Comprovado: o estresse afeta o coração

1° de abril de 2008 (Bibliomed). O estresse psicológico pode ser ruim para o coração. Isso é o que indica uma revisão preparada na Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, e publicada na revista Journal of the American College of Cardiology em sua edição de 1º de abril de 2008.

A pesquisa avaliou estudos publicados durante 30 anos acerca dos efeitos do estresse no coração. Foram considerados os mais diversos fatores estressantes, desde situações naturais, como terremotos, aos aborrecimentos do dia a dia, como estresse no trabalho ou problemas no casamento.

Alguns dos achados mais interessantes foram:

  • Fatores estressantes curtos, porém drásticos, como os terremotos, são seguidos por um aumento agudo nas mortes por doença cardíaca.
  • Fatores estressantes menores e curtos, como problemas matemáticos que necessitem ser resolvidos, podem levar ao surgimento de dor torácica e alterações no ritmo cardíaco em algumas pessoas.
  • Estresse no trabalho e no matrimonio estão ligados a crises de hipertensão e episódios de angina e mortes de origem cardíaca.

O estudo indica também que algumas pessoas lidam melhor com o estresse do que outras. Como o estresse é parte da vida das pessoas, os pesquisadores sugerem que os indivíduos devam melhorar sua capacidade de lidar com o problema. Algumas opções seriam a psicoterapia, a meditação, os exercícios e as técnicas de relaxamento.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology, April 1, 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários