Notícias de saúde

Porcentagem de Gordura no Corpo Indica Risco de Obesidade

Por Todd Zwillich

WASHINGTON (Reuters Health) - Esqueça o uso da escala para determinar se o peso é ou não saudável para o corpo. Um grupo de especialistas em obesidade está encorajando os norte-americanos a descobrir a porcentagem do seu peso que é gordura para prognosticar o risco total para saúde.

Médicos, incluindo o ex-ministro da Saúde do país C. Everret Koop, dizem que medir a porcentagem da gordura do corpo é uma forma muito mais apurada de descobrir riscos associados à obesidade que outros métodos aceitos atualmente. Conforme sugerem, os antigos métodos não dão aos pacientes uma forma precisa de verificar se o peso do corpo está muito alto para ser saudável.

Os especialistas alertam há muito tempo que a obesidade é um dos riscos mais sérios de saúde nos Estados Unidos.

Estudos têm mostrado que mais da metade de todos os norte-americanos estão acima do peso e mais de 20 por cento são clinicamente obesos com alto risco para problemas de saúde como doenças do coração, diabetes e câncer.

Estar abaixo do peso também pode levar a problemas como osteosporose e ciclos menstruais irregulares em mulheres.

Atualmente, a maioria dos médicos e nutricionistas determinam níveis de risco pessoal de obesidade pela combinação da altura e peso em um número chamado índice da massa corpórea (BMI, em inglês).

As medições do BMI são aceitas como padrão pela maioria das organizações de saúde, mas uma pesquisa recente mostrou "que não classificam corretamente a relação peso/risco de saúde em 25 por cento das vezes", conforme Steven Heymsfield, representante do diretor do Centro de Pesquisa para a Obesidade da Escola de Medicina Columbia, em Nova York.

As medições do BMI não contam o ganho de peso muscular em vez da gordura. Uma pessoa pode repor 6 quilos de gordura com 6 quilos de músculo saudável e continua tendo o mesmo BMI, disse Heymsfield.

As pessoas e médicos deveriam medir a porcentagem de gordura no corpo uma vez que aquele número mede a quantidade de gordura e não apenas o peso, explicou Koop, fundador do grupo de saúde Shape Up America!

Usando os número antigos do BMI como guia, Heymsfield usou três dados de peso para conseguir uma classificação de porcentagens de gordura no corpo que, na sua opinião, é mais apurada para prognosticar riscos de saúde.

A classificação de saúde para mulheres entre 40 e 50 anos de idade estabelece de 23 a 24 por cento de gordura no corpo. Para homens na mesma idade, considera que de 11 a 22 por cento de gordura no corpo é saudável. Esses limites de gordura variam para outros grupos, sendo um pouco menor para jovens e um pouco maior para idosos.

Uma tabela mostrando porcentagens ideais de gordura no corpo está disponível no site da Shape Up America (http://www.shapeup.org). O site também contém informações sobre obesidade e riscos para saúde assim como um método passo a passo para estimar a porcentagem de gordura no corpo. A maioria das pessoas pode estimar sua porcentagem de risco de saúde sabendo peso e sua altura e medindo com fita métrica a circunferência da cintura. Mas usando as medidas do BMI ou porcentagem de gordura, perder peso ainda é difícil.

As pessoas podem começar simplesmente perdendo as gramas que estão a mais e que não são saudáveis, disse Koop à Reuters Health.

Tentar descer do ônibus um ponto antes do normal e caminhar até chegar ao trabalho, estacionar o carro na parte mais afastada do estacionamento em vez de parar exatamente na porta da loja.

"Retire algumas extensões de telefone da sua casa. Apenas caminhar até o aparelho de telefone pode adicionar 112 quilômetros por ano", disse Koop.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários