Notícias de saúde

Pesquisa revela que animais melhoram pacientes com problemas cardíacos

27 de dezembro de 2007 (Bibliomed). Muitos estudos têm demonstrado que a terapia com animais, como cães e cavalos, ajudam na recuperação da saúde e na melhora do desempenho de crianças com problemas neurológicos e pacientes especiais.

Entretanto, uma importante pesquisa americana (Universidade da Califórnia) demonstrou que os animais também podem auxiliar não só as crianças, mas também a recuperação de pacientes com problemas cardíacos. A revista médica American Journal of Critical Care apresentou os resultados encontrados por esses cientistas.

O estudo foi direcionado especialmente a pacientes hospitalizados, que apresentavam insuficiência cardíaca e hipertensão. Eles foram comparados a outros indivíduos sadios e, posteriormente, separados em grupos que receberiam ou não a terapia com cães. O principal objetivo era avaliar, se esse tipo de tratamento, melhora tanto o aspecto psicológico, quanto a própria doença dessas pessoas.

Pacientes que receberam a terapia com os cães apresentaram uma diminuição importante dos níveis de pressão arterial e pulmonar, tanto durante quanto depois das sessões. Não somente isso, os níveis de epinefrina, um hormônio produzido por nosso organismo e que faz parte da resposta ao estresse, também foram reduzidos e a ansiedade foi muito menor.

Os resultados alegraram em muito os pesquisadores, que acreditam que a terapia com animais é uma excelente estratégia para o manejo de pacientes hospitalizados por problemas cardíacos. Possivelmente essa terapia deverá ser ampliada, para atender também a outros doentes.

Fonte: American Journal of Critical Care; 16(6): 575 – 585 (November 2006).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários