Notícias de saúde

Estudo revela quantas horas devemos trabalhar

22 de novembro de 2007 (Bibliomed).As demandas sócio-econômicas atuais condicionam o ser humano a dispensar muitas horas de seu dia ao trabalho. Algumas profissões, que envolvem responsabilidades ou tomadas de decisões importantes, em curto espaço de tempo, estão associadas a maior chance de surgimento da síndrome do esgotamento profissional. Pesquisadores japoneses, da Chiba University, publicaram um estudo na revista Occupational Medicine, no qual procuraram estabelecer a influência do período de trabalho no risco de ocorrência de enfermidades psíquicas.

Os pesquisadores afirmam que o estabelecimento de um limite de horas, destinadas ao trabalho, é uma medida muito importante na proteção do indivíduo contra os efeitos nocivos causados pelas longas jornadas laborais. Participaram da pesquisa 715 trabalhadores, que foram avaliados quanto à presença de sintomas psiquiátricos, segundo escalas específicas pré-existentes.

Os resultados divulgados revelaram que os participantes, que possuíam carga mensal de trabalho entre 260 e 279 horas, estavam sob maior risco de desenvolver manifestações de ansiedade, irritabilidade e fadiga crônica. O grupo de trabalhadores, que destinava mais de 280 horas mensais às suas atividades laborais, evoluiu com maiores taxas de fadiga geral, distúrbios psíquicos, ansiedade e esgotamento profissional.

Segundo os autores a duração máxima do tempo destinado ao trabalho deve ser de 260 horas por mês, de forma a minimizar as complicações relacionadas a este.

Fonte: Occupational Medicine 2007; 57 (6): 449 – 452. Doi: 10.1093/occmed/kqm047.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários