Notícias de saúde

Trauma mata mais adolescentes masculinos que femininos

05 de novembro de 2007 (Bibliomed). O trauma é uma importante cuasa de morte, classificado dentro das causas externas, sendo a primeira causa de morte entre adolescentes e adultos jovens. As adolescentes do sexo feminino incorrem em menores taxas de morte, por complicações do trauma, em comparação aos homens adolescentes, segundo revelam pesquisadores norte americanos da Johns Hopkins School of Medicine, que publicaram um estudo na revista Archives of Surgery, em Setembro de 2007.

A pesquisa foi conduzida por 7 anos, incluindo um total de 46.859 participantes, com idades entre 0 e 17 anos. Os resultados apresentados revelaram que a taxa global de óbitos por trauma, encontra-se na faixa de 3,1% para as garotas, número superior ao verificado nos meninos (2,7%). Porém, após o ajustamento estatístico desses valores, não foi encontrada diferença de significância nas taxas de morte entre os sexos. O trauma severo cursou com índices de desfecho fatal na magnitude de 39%.

O gênero não se relacionou com diferenças no risco de morte, por trauma em crianças pré-púberes, com idade inferior a 11 anos. Por sua vez, as adolescentes femininas demonstraram chance significativamente menor de óbito, por injúrias traumáticas, quando comparadas aos adolescentes do sexo oposto.

Fonte: Arch Surg. 2007; 142 (9): 875 – 880 (September).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários