Notícias de saúde

Dermatologista define corretamente atividade do eczema atópico

29 de outubro de 2007 (Bibliomed). O eczema atópico, ou dermatite atópica, é uma doença da pele, caracterizada pela presença de um processo inflamatório desencadeado pela exposição a partículas alergênicas (ou seja, que causam alergia). Estas últimas são elementos presentes no ambiente, que possuem a capacidade de estimular o sistema de defesa local, culminando nas manifestações clínicas da enfermidade. A dermatite atópica costuma cursar com coceira intensa, exsudação, vermelhidão da pele, dentre outros sintomas.

A análise da gravidade do eczema atópico pode ser avaliada através de exame do paciente acometido, bem como pelo estudo microscópico de uma amostra de pele atingida. Investigadores dinamarqueses publicaram uma pesquisa em Outubro de 2007, onde verificaram a efetividade da avaliação clínica, na definição da severidade da dermatite atópica.

Os resultados divulgados revelaram que existe forte correlação entre a classificação da gravidade da doença, através da análise das lesões executada por um dermatologista, e a definição microscópica de severidade do processo inflamatório, classicamente utilizada.

A consulta clínica, um método simples e não invasivo, é capaz de predizer a intensidade do comprometimento da pele induzida pelo eczema atópico. Os autores ressaltam, porém, a superioridade observada com a conjugação dos dois métodos, na classificação de gravidade da doença.

Fonte: British Journal of Dermatology 2007; 157 (4): 674 – 680 (October).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários