Notícias de saúde

Nova droga promete ajudar pessoas com doença de Crohn

23 de Agosto de 2007 (Bibliomed). Uma nova droga contra a doença de Crohn, um dos tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal, pode ser a nova esperança de ajuda para pessoas que não respondem bem aos medicamentos existentes, segundo dois novos estudos.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, embora ainda não esteja disponível no mercado e nem seja aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula os medicamentos nos EUA, o certolizumab pegol pode representar outra boa opção para os pacientes com a doença crônica.

Normalmente, no tratamento da patologia, num primeiro momento, é usado um esteróide que reduz a atividade do sistema imunológico, e, em casos moderados e severos, medicamentos anti-fator de necrose tumoral são indicados para reduzir a inflamação. Um desses, o infliximab, revolucionou o tratamento da doença de Crohn, segundo os autores, mas ainda causa efeitos colaterais. Outro problema apontado é que a mais eficaz dessas terapias consegue a remissão em menos de 50% dos pacientes.

Os dois estudos que mostram resultados animadores sobre o novo medicamento foram financiados pela empresa responsável pelo desenvolvimento da droga. Em um deles, 668 pacientes com a doença de moderada a severa receberam 400 mg da droga injetável três vezes em quatro semanas. E aqueles que responderam ao tratamento continuaram com a droga ou com placebo.

Nessa pesquisa da Christian Albrechts University, na Alemanha, 48% dos pacientes que responderam à terapia permaneceram em remissão na 26ª semana com o uso da droga, contra apenas 29% daqueles que utilizavam placebo.

No outro estudo, realizado nos Estados Unidos, 662 pacientes tomaram o certolizumab pegol ou placebo três vezes em quatro semanas e, depois, uma vez a cada quatro semanas. E os pacientes que tomavam a droga tiveram melhores resultados em curto prazo, mas não a longo prazo, em relação àqueles que consumiram placebo.

Embora os dois estudos tenham produzido resultados um pouco diferentes, os autores defendem que eles mostram que a droga é eficaz e que, se aprovada, pode ser uma boa alternativa contra doença de Crohn.

Fonte: HealthDay News _ WEDNESDAY, July 18

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários