Notícias de saúde

Ajuda na prevenção de cáries na infância

21 de junho de 2007 (Bibliomed). As cáries são problemas odontológicos comuns na população, sobretudo dentre as crianças. Um dos principais fatores implicados no seu surgimento é a má higiene bucal. A ingestão excessiva de doces, seguida pela demora em limpar os dentes, também contribui para o aparecimento da cárie dentária.

Um grupo de pesquisadores brasileiros e ingleses publicou um estudo na revista Community Dentistry and Oral Epidemiology, em Junho de 2007, onde avaliaram a eficácia das visitas domiciliares, com intuito de esclarecer as mães sobre a higiene oral, na prevenção do surgimento de cáries em crianças pequenas. Foram incluídas na pesquisa 500 famílias, com crianças recém-nascidas. A visita se repetiu em 200 domicílios, dez dias após o nascimento do bebê. O agente era responsável por esclarecer a mãe, sobre as medidas de higiene oral corretas, e repetia sua visita aos lares após 6, 8 10 e 12 meses da visita inicial, para reforçar as orientações.

Os resultados divulgados revelaram que 10,2% das crianças, que tiveram suas casas visitadas pelos agentes de saúde, apresentavam cáries com 1 ano de vida, enquanto que a presença desta lesão dentária foi verificada em 18,3% das crianças que não foram visitadas pelos agentes. Além disso, a visita domiciliar correlacionou-se positivamente com maior tempo de aleitamento materno exclusivo e com menor oferta de açúcares e doces às crianças.

O aconselhamento realizado no domicílio, é portanto, uma medida eficaz, na prevenção das cáries em crianças pequenas.

Fonte: Community Dentistry and Oral Epidemiology 2007; 35 (3): 215 – 223 (June).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários