Notícias de saúde

Intervenções psicológicas podem estimular usuários de maconha a abandoar o vício

19 de junho de 2007 (Bibliomed). O uso de drogas ilícitas é um grande problema, não apenas em saúde pública, mas também nos âmbitos sociais e legais. A utilização freqüente de substâncias tóxicas e entorpecentes acarreta diversos malefícios para a saúde do usuário, elevando-se o risco de complicações associadas a reações de abstinência e ao próprio efeito da droga de abuso no organismo.

Um grupo de pesquisadores norte americanos escreveu um estudo na revista Addiction, em Junho de 2007, no qual procuraram testar a efetividade de uma intervenção psicológica, na capacidade de modificar o comportamento de usuários de maconha, que vivenciaram conseqüências negativas devido ao seu vício. Participaram da pesquisa 188 adultos, de ambos os sexos, sabidamente viciados em maconha.

Os resultados apresentados revelaram que a utilização de uma técnica psicológica de recordação do evento negativo, relacionado ao consumo da droga, foi capaz de diminuir o número de dias na semana destinados ao consumo da maconha, bem como de minimizar os sintomas de abstinência nos participantes.

Assim, os autores concluem que a intervenção psicológica de recordação das experiências adversas, associadas com o uso de maconha, apresenta um potencial significativo na modificação do comportamento dos usuários desta substância. Este fato contribui sobremaneira para estimular o viciado a abandonar o consumo da droga.

Fonte: Addiction 2007; 102 (6): 947 – 957 (June).

  • Leia mais e comente a notícia no Blog de Boa Saúde: Tratamento psicológico pode estimular o abandono do vício da maconha
  • .

    Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários