Notícias de saúde

Dormir mal aumenta risco de infecções

31 de maio de 2007 (Bibliomed). O sistema imunológico é o responsável pela proteção do organismo contra as agressões provocadas pelos agentes infecciosos, como os vírus, bactérias, protozoários e parasitas. Praticamente todos os tecidos do corpo possuem células de defesa, e um dos locais onde as células imunes se concentram é o sangue.

Após uma série de dias de pouco sono, a maioria das pessoas apresenta propensão a adoecer, porém este fato ainda não possui uma explicação adequada, segundo afirma uma pesquisadora da Stanford University School of Medicine. A autora comprova que a privação crônica de sono é capaz de elevar o risco de adquirir determinadas infecções causadas por bactérias.

Por sua vez, o indivíduo adoentado costuma cursar com menor sensação de sono, fechando-se um ciclo vicioso, que é bastante perigoso para a saúde. Acredita-se que o inadequado descanso, produzido pelo sono escasso, promova alterações cerebrais em diversas regiões, uma das quais influencia diretamente na competência do sistema imunológico.

Assim, conclui-se que uma adequada higiene do sono é capaz de prevenir contra o surgimento de infecções, pois permite ao sistema imunológico atuar de forma usual e efetiva. O tratamento agressivo das causas de privação de sono deve ser instituído, através da adoção de mudanças comportamentais, controle do estresse e utilização de medicamentos por breves períodos e sob orientação médica.

Fonte: http://www.eurekalert.org/pub_releases/2007-05/sumc-sfs051007.php

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários