Notícias de saúde

Fim da Patente do Claritin Pode Ameaçar Futuro de Laboratório

Por Ransdell Pierson

NOVA YORK (Reuters) - Às vésperas da chegada do prazo para a patente do Claritin expirar, o futuro do laboratório Schering-Plough parece incerto. Alguns analistas prevêem que, apesar do fim da patente de seu medicamento para alergia mais vendido, o oitavo maior laboratório dos Estados Unidos continuará a tendência de 14 anos de crescimento de lucros.

Outros são menos otimistas e afirmam que a empresa tem apresentado um desempenho fraco na produção de novas drogas para compensar as quedas potenciais nas vendas do Claritin, uma vez que a droga enfrenta a competição dos genéricos.

Normalmente, drogas de prescrição médica têm queda de mais de 80 por cento em suas vendas em um ano após suas patentes expirarem e versões genéricas mais baratas entrarem no mercado.

"O Claritin representa 30 por cento das vendas da Schering-Plough. Nenhum outro laboratório nos Estados Unidos é tão dependente de uma única droga, de modo que o vencimento da patente pode ser um problema", disse Mario Corso, uma analista farmacêutico do banco holandês ABN Amro.

O Claritin, uma anti-histamina não-sedativa cuja substância ativa é a loratadina, teve vendas de 767 milhões de dólares nos Estados Unidos no segundo trimestre, 29 por cento dos ganhos totais da empresa de 2,64 bilhões de dólares.

A Schering-Plough, no entanto, tem um plano para manter sua posição privilegiada no mercado de drogas para alergia quando os genéricos entrarem em cena. Seu trunfo é a desloratadina, um metabólito, ou derivativo, da loratadina que a empresa afirmou ser um "produto superior" ao Claritin e uma forma potencial de ganhar a confiança de milhões de pacientes com alergia antes mesmo da patente do Claritin expirar.

O laboratório já entrou com pedido de aprovação do metabólito na Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos, e espera receber a resposta da agência em novembro.

Se o medicamento for aprovado, a Schering-Plough pretende lançar a desloratadina no início do ano que vem e deve realizar uma forte campanha para persuadir os pacientes a trocarem o Claritin pelo novo produto.

A desloratadina é guardada a sete chaves pelo laboratório. Até agora, a empresa divulgou poucas informações sobre a droga, com exceção de que em ensaios clínicos a pílula reduziu significativamente os sintomas da rinite nervosa, pareceu segura e pareceu atuar mais rápida do que o Claritin.

"Ela não parece oferecer qualquer vantagem significativa em relação ao Claritin. Por isso, acredito que a Schering-Plough enfrentará uma fase difícil anulando o Claritin e atraindo pacientes para a desloratadina", afirmou Mara Goldstein, analista farmacêutica de CIBC World Markets.

Corso também não acredita nas possíveis vantagens de eficácia e segurança da desloratadina sobre o Claritin. "A Schering-Plough liberou somente poucos dados, mas tudo muito vago. Com base no que sabemos, não parece que a desloratadina representará uma grande melhora", avaliou Corso.

Outra preocupação é que, mesmo sem os concorrentes genéricos, o crescimento de vendas do Claritin já começou a ser atingido pela competição com outras drogas para alergia como Allegra, da Aventis, e Zytec, da Pfizer.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários