Notícias de saúde

Bebidas alcoólicas: risco de ataque cardíaco entre universitários

14 de maio de 2007 (Bibliomed). O consumo de bebidas alcoólicas é hoje um hábito freqüentemente observado entre estudantes universitários e, a cada dia, torna-se mais agravante.

De acordo com uma publicação feita pela The American Heart Association’s, na 8a conferência anual em Aterosclerose, Trombose e Biologia Vascular, ocorrida em Chicago, o consumo de bebidas alcoólicas entre os universitários está associado a um aumento nos níveis de proteína C (uma espécie de marcador inflamatório). A elevação dessa substância no organismo parece estar correlacionada a um risco maior de doenças do coração.

Essa conclusão foi feita após a avaliação de 25 estudantes da Universidade de St. Benedict, Minnesota, Estados Unidos. Além da dosagem da proteína C, os alunos foram entrevistados para análise de dados como hábito de fumar, uso de medicamentos, recente perda de peso, consumo de álcool, entre outros fatores.

Através do estudo pode-se perceber que os alunos do sexo masculino, que apresentavam o hábito de beber, tiveram níveis mais altos de proteína C no sangue, quando comparadas às alunas com o mesmo costume, apesar dessa diferença não ter sido tão significativa.

O risco de doença cardíaca, segundo os pesquisadores, aumenta enormemente à medida que o consumo de bebidas alcoólicas torna-se maior. Isso traz à tona uma importante condição a ser pesquisada entre os estudantes universitários: os riscos decorrentes do álcool iniciado em fases precoces da vida.

Fonte: American Heart Association's, 8th annual conference on Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários