Notícias de saúde

Novas perspectivas na abordagem da doença inflamatória intestinal

21 de março de 2007 (Bibliomed). A doença inflamatória intestinal é um distúrbio crônico, caracterizado por períodos de piora dos sintomas, intercalado por fases de relativa acalmia das manifestações clínicas. Os representantes principais deste grupo de doenças são a retocolite ulcerativa idiopática e a doença de Crohn.

As manifestações mais comuns da doença intestinal inflamatória são dor abdominal, presença de sangue nas fezes, alterações no hábito intestinal (com predomínio de quadros repetidos de diarréia) e perda de peso. A abordagem da doença inflamatória intestinal sofreu modificações ao longo tempo, sendo que atualmente as pesquisas destinam-se a descobrir suas causas, a fim de que possam ser combatidas ou controladas.

Um pesquisador norte americano escreveu um estudo na revista Journal of gastroenterology, em Janeiro de 2007, no qual procurou avaliar toda a evolução temporal da abordagem da doença intestinal inflamatória. O autor afirma que esta doença está associada com os hábitos modernos de vida da sociedade ocidental industrializada.

As reais causas da doença ainda são desconhecidas, porém especula-se que o desencadeamento dos sintomas possa ter associação com modificações nas bactérias que colonizam o intestino. O autor revela que novas descobertas na origem e desenvolvimento da doença podem contribuir sobremaneira nas futuras propostas de tratamento.

Assim, o autor conclui que as novas perspectivas da doença inflamatória intestinal basear-se-ão no estudo genético dos indivíduos doentes, fato que permitirá uma individualização no tratamento, com melhores resultados a longo prazo.

Fonte: J Gastroenterol. 2007; 42 (1): 16 – 25 (January)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários