Notícias de saúde

Adolescentes não gostam de tratar de dentes

19 de março de 2007 (Bibliomed). O tratamento dentário é muitas vezes provoca temor em algumas pessoas. Interessados em descobrir a origem desse sentimento, um grupo de pesquisadores do Instituto de Odontologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius (Lituânia), desenvolveu uma pesquisa para avaliar se a ansiedade de alguns adolescentes, ao realizar um tratamento odontológico, tinha alguma relação com experiências passadas. O artigo produzido por esses estudiosos foi publicado na Stomatology, no ano passado (2006).

Para a pesquisa foram selecionados 885 adolescentes, provenientes de vinte e duas áreas pré – selecionadas da Lituânia. Esses adolescentes foram examinados e responderam a um questionário específico, que abordava a ansiedade no tratamento odontológico. Para estimar essa ansiedade, utilizou-se uma escala denominada Corah's Dental Anxiety Scale (DAS). Observou-se que quanto mais procedimentos invasivos tinham sido os procedimentos submetidos na infância, como obturações ou retirada de um dente, maior o grau de ansiedade do adolescente, durante o tratamento atual. Os pesquisadores avaliaram esse comportamento nas diversas áreas e também nos pacientes de ambos os sexos.

O que se evidenciou é que as adolescentes lituânias apresentam um grau de ansiedade maior, que os adolescentes em relação ao tratamento dentário. As áreas nas quais as condições sociais eram mais precárias, nenhum sinal de desenvolvimento de ansiedade quanto ao tratamento foi observado.

Os autores concluíram, portanto, que a ansiedade de muitos adolescentes se correlaciona com freqüência a experiências pessoais desagradáveis ou que geraram uma certa ansiedade em relação às consultas odontológicas.

Fonte: Stomatology. 2006; 8(4): 108 – 15.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários