Notícias de saúde

Mulheres sabem usar a maquiagem correta

29 de novembro de 2006 (Bibliomed). A criação de uma escala global para a composição da maquiagem da pele, requer uma total compreensão das características da cor da pele das mulheres de todo o mundo. Para compreender as necessidades cosméticas das mulheres, dos diferentes grupos étnicos, pesquisadores analisaram a cor da pele de cinco grupos raciais (caucasiano americano, caucasiano francês, japonês, Afro-Americano, e Hispânico-Americano) e compararam os dados obtidos com a autopercepção das mulheres da cor da pele, antes ou depois de aplicar seu produto habitual de maquiagem.

A medida da cor da pele e sua heterogeneidade pigmentar foram analisadas utilizando-se aparelhos que medem o espectro das cores.

De um modo geral, observou-se uma ampla variedade de cores de pele, dentro de cada grupo. Ocorreu uma razoável autopercepção das mulheres acerca de sua cor de pele, em relação aos dados das medidas de cor, menos no grupo Hispânico-Americano.

As medidas efetuadas após a maquiagem confirmaram a boa coerência global das estratégias de maquiagem descritas em todos os grupos étnicos, exceto neste último, no qual não houve um padrão de maquiagem, como nos outros grupos.

Os achados do estudo demonstram a vantagem de se combinar os tipos de abordagem qualitativa e quantitativa, na avaliação das necessidades de cosmético e das expectativas de mulheres étnica e culturalmente diferente.

O estudo foi publicado na revista International Journal of Cosmetic Science de dezembro de 2006.

Fonte: International Journal of Cosmetic Science. Volume 28, Number 6, December 2006, pp. 427-437(11).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários