Notícias de saúde

Acupuntura no tratamento do joelho

04 de outubro de 2006 (Bibliomed). A osteoartrite do joelho é uma condição comum na qual alterações articulares levam ao surgimento de dor, inchaço e dificuldade ao caminhar. O tratamento, na maioria das vezes, é realizado no sentido do alívio dos sintomas e manutenção da função. De uma maneira geral, os tratamentos incluem drogas para diminuir a dor e a inflamação; perda de peso, se necessário; fisioterapia; e exercícios. Infelizmente, estes tratamentos nem sempre ajudam, e alguns têm efeitos colaterais.

Um novo estudo, publicado na revista médica Annals of Internal Medicine, buscou descobrir se a acupuntura é um tratamento eficaz para a osteoartrite do joelho. Na pesquisa, foram avaliados 570 pacientes portadores desta condição.

Os investigadores designaram os pacientes para receber 23 sessões de acupuntura de forma corretamente realizada ou de falsa acupuntura por 26 semanas, ou apenas orientações sobre a artrite. A falsa acupuntura envolveu o uso de um dispositivo especial para colocar falsas agulhas que não perfuravam a pele, nas 9 áreas do corpo onde, na realidade, são colocadas as reais agulhas da verdadeira acupuntura.

Entre os pacientes que permaneceram no estudo, aqueles do grupo da acupuntura verdadeira, tiveram uma melhoria mais acentuada na dor e no quadro funcional, depois de 26 semanas, do que os pacientes dos outros grupos.

Fonte : Annals of Internal Medicine

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários