Notícias de saúde

Adolescente com idéias suicidas pode apresentar doença mental aos 30 anos

10 de julho de 2006 (Bibliomed). Estudo publicado na última edição da revista médica American Journal of Psychiatry, a revista oficial da Associação Americana de Psiquiatria, procurou examinar se a ideação suicida em adolescentes representaria apenas a angustia natural da idade ou se isso poderia ser um preditor de doenças mentais no futuro (aqui incluindo problemas de comportamento, pensamentos suicidas e comprometimento funcional).

Para a investigação, os pesquisadores analisaram 346 indivíduos que foram acompanhados desde os 5 até os 30 anos.

Os investigadores compararam os que tiveram ideação suicida aos 15 anos, com os que não tiveram. Os resultados mostraram que havia diferenças significativas entre os grupos.

O grupo com ideação suicida na adolescência teve o dobro de transtornos, quase 12 vezes mais tentativas de suicídios aos 30 anos e 15 vezes mais pensamentos suicidas expressos nos últimos 4 anos.

Além disso, tiveram prejuízo nas interações e convívio social. Estes achados destacam a importância de considerar a ideação suicida do adolescente como marcador da angústia severa e como um preditor de um funcionamento comprometido, indicando necessidade de identificação precoce e intervenção continuada.

Fonte: American Journal of Psychiatry 163:1226-1232, July 2006

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários