Notícias de saúde

Explosão de reator em Chernobyl aumentou a incidência de câncer de mama na região

27 de março de 2006 (Bibliomed). Mulheres moradoras das áreas que foram mais amplamente contaminadas pela radiação, depois da explosão da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia, têm uma probabilidade duas a três vezes maior, para desenvolver câncer de mama, do que as mulheres em áreas menos contaminadas. Estes são os achados de um estudo publicado na edição online, antecedendo a publicação impressa na revista International Journal of Cancer.

A pesquisa encontrou que o aumento dos casos começou a ser notado 10 anos depois do incidente, que aconteceu em 1986, e que o risco relativo era mais alto entre mulheres que eram mais jovens no momento da exposição. O aumento da incidência foi observado tanto para a doença localizada como metastática.

Segundo os autores, é improvável que este aumento do número de casos observados seja conseqüente a um aumento da atividade diagnóstica, que é maior na atualidade.

Fonte: International Journal of Cancer Early View (Articles online in advance of print) Published Online 27 Feb 2006 doi: 10.1002/ijc.21 885.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários