Notícias de saúde

Uma ajuda adicional na escovação dos dentes dos escolares

03 de março de 2006 (Bibliomed). Quando os professores supervisionam a escovação dos dentes em escolas primárias, a cárie dentária reduz significativamente. Esta foi a conclusão dos pesquisadores do Oral Health Research Centre, em Londres.

A cárie é um dos problemas de saúde preventiva mais comuns em crianças que vivem em área pobres. Em bairros de baixo nível sócio-econômico a escovação dos dentes tende a começar em idade mais avançada; além disso, o uso de pasta dental com flúor é menos freqüente.

No estudo, ocorreu a participação de 370 crianças do primeiro ano da escola primária. A metade delas escovava os dentes uma vez ao dia, na escola, com pasta dental fluoretada e sob a supervisão de seu professor. Uma redução total significativa nas cáries dentárias foi relatada em todas estas crianças. Uma proteção maior foi vista nos dentes de leite do que nos dentes permanentes.

Acredita-se que a introdução e o uso da pasta com flúor foi o principal fator para a diminuição das cáries. Os autores destacaram que a escovação regular do dente com pasta fluoretada tem um impacto maior na saúde dental do que a limitação do consumo de alimentos e de bebidas com açúcar.

Fonte: British Dental Journal, (2006); 200, 128.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários