Notícias de saúde

Fatores psicológicos ligados à insônia em portadores do HIV

01 de Abril de 2005 (Bibliomed). A ocorrência de insônia em pessoas com HIV e AIDS tem amplamente informada, porém de modo inconsistente. Um novo estudo publicado na revista médica Psychosomatic Medicine procurou realizar uma revisão sistemática do assunto.

Segundo o trabalho de revisão preparado por investigadores britânicos, foram identificados vinte e nove estudos, e houve uma ampla variação nos métodos empregados e na qualidade das pesquisas. A insônia foi informada de modo freqüente em todas as fases da infecção pelo HIV.

Os autores verificaram que os medicamentos usados nos tratamentos com o HIV pouco influíram na ocorrência da insônia; do mesmo modo, o papel da desrregulação imune (das defesas do organismo) e da progressão do vírus não foram associados à ocorrência de insônia.

Já a morbidade psicológica foi verificada como sendo um importante determinante de ocorrência de insônia em pacientes infectados pelo HIV.

Estudos adicionais deveriam ser realizados para clarificar o papel de outros fatores capazes de causar o problema, como também medir o impacto da insônia na qualidade de vida nesta população.

Fonte: Psychosomatic Medicine 67:260-269 (2005)

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários