Notícias de saúde

Apnéia do sono leva a maior mortalidade cardíaca durante a madrugada

28 de março de 2005 (Bibliomed). O risco de ocorrência de morte súbita por causas cardíacas na população em geral apresenta um pico das 6 da manhã até o meio-dia e tem um ponto mais baixo de meia-noite até as 6 da manhã.

A apnéia do sono obstrutiva (uma condição na qual as vias aéreas ficam ocluídas durante o sono e em que a respiração pára momentaneamente) é altamente prevalente e associada a alterações neurohormonais e eletrofisiológicas que podem aumentar o risco de morte súbita por causas cardíacas, especialmente durante sono.

Um novo estudo preparado por pesquisadores da Mayo Clinic e que foi publicado esta semana na revista The New England Journal of Medicine analisou os registros de 112 pacientes que tiveram morte súbita por causas cardíacas e descobriu que 78 por cento deles tinham diagnóstico de apnéia do sono.

Os investigadores concluíram que as pessoas com apnéia do sono obstrutiva têm um pico de morte súbita por causas cardíacas durante as horas de sono (ou seja, de meia noite às 6 da manhã), ao contrário do que ocorre nas pessoas sem apnéia do sono e na população em geral, que neste horário apresentam a sua menor taxa de mortalidade.

Fonte: The New England Journal of Medicine, Volume 352:1206-1214, March 24, 2005

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários