Notícias de saúde

Pior desempenho em testes de inteligência associado a maior risco de suicídio

28 de janeiro de 2005 (Bibliomed). Acredita-se que existam relações entre níveis de inteligência medidos e a incidência de suicídios em uma população. Entretanto, até o momento, poucos estudos examinaram a associação entre os resultados de testes de inteligência e a ocorrência posterior de suicídios.

Um novo estudo publicado no último número da revista médica British Medical Journal indica que os homens jovens que são mais inteligentes têm menos probabilidades de cometer suicídio.

Segundo o estudo, foram analisados registros do serviço militar sueco, obtidos entre 1968 e 1994. Os dados obtidos compreendiam 987.308 homens suecos, que foram acompanhados em períodos que variaram de 5 a 26 anos.

Durante o período de seguimento ocorreram 2.811 suicídios na população analisada. Os pesquisadores verificaram que o risco de suicídio entre os indivíduos com resultados mais reduzidos nos testes de inteligência foi de até três vezes maior do que seus colegas com melhores resultados.

Os pesquisadores apontam para a existência de uma relação entre o desempenho intelectual e problemas psiquiátricos tais como a esquizofrenia e depressão.

Fonte: British Medical Journal 2005;330:167 (22 January)

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários