Notícias de saúde

Mudanças climáticas relacionadas ao surgimento de enxaquecas

17 de Junho de 2004 (Bibliomed).  Mudanças no tempo afetam a sua saúde? Um novo estudo mostra que as alterações climáticas podem ser capazes de desencadear episódios de enxaqueca em algumas pessoas. Segundo uma nova pesquisa do New England Center for Headache, crises de enxaqueca desencadeadas por alterações climáticas podem afetar até metade daqueles que padecem desse mal.

Os investigadores acompanharam 77 pacientes portadores de enxaqueca através de diários detalhados por até dois anos, e correlacionaram os episódios de dor de cabeça queixados com dados do serviço de meteorologia dos Estados Unidos.

Um impressionante índice de 51% dos pacientes tiveram enxaquecas relacionadas às mudanças climáticas. Segundo os pesquisadores, quanto maiores as mudanças no tempo, maiores as possibilidades de se desenvolver enxaqueca.

O estudo, apresentado no congresso da American Headache Society, mostrou que tipos diferentes de mudança do tempo afetaram os pacientes diferentemente: 34% eram sensíveis a mudanças na temperatura ou umidade; 14% eram sensíveis a um padrão variável de tempo; 13% eram sensíveis a mudanças na pressão barométrica; e 10% eram sensíveis a mais de um tipo de mudança do tempo.

Fonte: American Headache Society 46th Annual Scientific Meeting, Vancouver, June 10-13, 2004. News release.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários