Notícias de saúde

Diabéticos apresentam uma maior incidência de câncer colorretal

09 de Junho de 2004 (Bibliomed). Pessoas com diabetes podem ter três vezes o risco normal de desenvolverem câncer colorretal, segundo um estudo divulgado na semana passada na Inglaterra. Investigadores verificaram que um marcador para níveis elevados de açúcar no sangue poderia indicar pessoas com maior probabilidade de desenvolver este tipo de câncer, que mata mais de 490.000 pessoas cada ano.

Em um estudo de 10.000 pessoas, aquelas com os níveis de glicose sangüínea mais elevados (até mesmo níveis abaixo dos limites indicativos de diabetes), tinham uma maior probabilidade após seis anos para desenvolverem este tipo de câncer do intestino.

Segundo os pesquisadores, da Universidade de Cambridge na Inglaterra, eles não estão sugerindo que o diabetes, que afeta 194 milhões de pessoas mundialmente, seja a causa do câncer colorretal, mas que este possa ser um indicador para um risco mais elevado para o surgimento do tumor. A interpretação desta situação poderia ser a de que existem fatores de estilo de vida comuns que parecem predispor tanto ao diabetes e ao câncer colorretal, como dieta ou atividade física.

Fonte: Cancer Epidemiology and Biomarkers, June 2004.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários