Notícias de saúde

Morte súbita de pacientes epilépticos é analisada em estudo

01 de Abril de 2004 (Bibliomed). A morte súbita e inesperada relacionada à epilepsia (SUDEP, da sigla em inglês) é uma importante causa de morte em pacientes portadores de crises convulsivas, e pode estar relacionada a fatores cardiovasculares.

Um novo estudo publicado no periódico especializado Epilepsia, preparado por pesquisadores do Jefferson Medical College dos Estados Unidos, avaliou eletroencefalogramas e eletrocardiogramas de 21 pacientes vítimas de SUDEP (comprovada ou presumida) e comparou os exames aos obtidos de pacientes com epilepsia parcial refratária.

Na avaliação dos resultados, os investigadores verificaram que 14 pacientes morreram durante o sono; exatamente nestes pacientes que morreram dormindo foi observado o maior aumento da freqüência cardíaca associada às convulsões, e que acabaram evoluindo para a morte.

Os resultados revelaram, pela primeira vez na história da Medicina, evidências clínicas de estimulação anormal do sistema nervoso autônomo durante as crises, particularmente durante o sono, relacionadas nestes momentos com um grande aumento da freqüência dos batimentos do coração. Esta pesquisa abre as portas para possibilidades futuras de realização da prevenção da morte súbita em pacientes com epilepsia refratária grave, algo que não é feito rotineiramente nos dias de hoje.

Fonte: Epilepsia, Volume 45 Issue 4 Page 338  - April 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários