Notícias de saúde

Alternativas para reposição de nicotina : spray nasal ou patch transdérmico?

19 de Março de 2004 (Bibliomed). Apesar da eficácia bem documentada acerca da reposição de nicotina para combate ao tabagismo, não existem dados confiáveis que orientem a escolha de um método específico de tratamento. Até o momento atual, não se conseguiu uma resposta para a pergunta: será que algumas formas de terapia de reposição da nicotina funcionam melhor do que as outras?

Com a finalidade de comparar os resultados obtidos com o uso de dispositivos transdérmicos x spray nasal de nicotina, pesquisadores americanos conduziram estudo no qual 299 tabagistas foram acompanhados durante 6 meses de tratamento para abandonar o vício. À administração de nicotina somaram-se terapias comportamentais adjuvantes.

Os resultados foram publicados esta semana na revista Annals of Internal Medicine e mostraram que, apesar de levarem a índices de abstinência semelhantes, a eficácia dos dois métodos pode diferir em dependência da raça e da idade dos pacientes. Por exemplo, os fumantes que tinham uma dependência leve a moderada do cigarro, não tinham sobrepeso, e eram de raça branca obtiveram índices de abstinência mais elevados ao usarem o patch transdérmico de nicotina; fumantes que tinham uma grande dependência do tabaco, eram obesos, ou de grupos raciais minoritários, obtiveram um melhor resultado com o spray nasal.

Fonte: Annals of Internal Medicine, 16 March 2004, Volume 140 Issue 6, Pages 426-433

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários