Estudo investiga epidemiologia molecular da SARS

14 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). A síndrome respiratória aguda severa (SARS) é uma nova doença emergente causada por um coronavírus (SARS-CoV), e que se espalhou por mais de 30 países em 2003.

Para determinar os padrões de disseminação da doença, estudiosos da Universidade de Hong Kong sequenciaram o gene de uma proteína do vírus encontrado em Hong Kong e Guangdong, província do sul da China aonde a epidemia surgiu, e então a compararam com seqüências obtidas de outras localidades em diferentes períodos.

Publicado na semana passada na revista The Lancet, o estudo sugere que várias linhagens do vírus circularam entre a população de Hong Kong, mas apenas uma variedade foi responsável pela epidemia global.

O uso de epidemiologia molecular para complementar a epidemiologia convencional provê entendimento adicional da transmissão da doença e terá um efeito importante em controlar a expansão de epidemia. Os achados deste estudo fundamentam o entendimento da evolução e da diversidade genética do vírus causador da SARS.

Fonte: The Lancet, 10 January 2004, Volume 363, Number 9403

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.