Notícias de saúde

Pais idosos avisados acerca da qualidade de seu esperma

22 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Um artigo publicado na revista Fertility and Sterility concluiu que o relógio biológico atua não só nas mulheres, mas também nos homens, quando se trata de ter filhos após os 40 anos de idade.

Segundo o estudo, o esperma de homens com mais de 40 anos tem uma maior possibilidade de estar geneticamente danificado, e os homens nesta faixa de idade, ou mais velhos, tem uma chance maior de terem filhos portadores da Síndrome de Down.

Pesquisadores da Universidade de Washington em Seattle, Estados Unidos, analisaram 66 homens entre os 20 e 57 anos, e descobriram que o esperma daqueles mais velhos sofria com maior intensidade a ação de um mecanismo de autodestruição chamado apoptose, que se destina à destruição de células danificadas.

Os cientistas concluíram que não é somente a idade cronológica que afeta a qualidade do esperma, mas a exposição a ambientes hostis que ocorre com o passar dos anos. O estudo demonstrou ainda que a fertilidade masculina decai nos homens mais velhos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários