Notícias de saúde

Estudo norte-americano conclui que vírus HIV resistente está presente em metade da população estudada

Belo Horizonte, 31 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Um estudo norte-americano divulgado este mês revelou que pelo menos metade dos americanos soropositivos em tratamento são portadores de uma cepa do vírus resistente aos medicamentos usados na atualidade. O trabalho atribui a resistência ao abuso no consumo dos medicamentos anti-HIV. Os cientistas responsáveis pelo trabalho afirmaram que a resistência às substâncias é observada em um perfil específico de portadores do HIV. Ao contrário das previsões de 1996, que acreditavam que as pessoas de baixo poder aquisitivo e os jovens usuários de drogas injetáveis seriam as maiores vítimas dos vírus resistentes, a pesquisa revelou outra realidade. O estudo mostrou que os medicamentos são usados incorretamente por homens brancos, homossexuais, com seguro de vida e bem instruídos.

Uma pesquisa feita pela empresa Rand Corp. e pela Universidade da Califórnia ouviu cerca de 2 mil portadores do vírus HIV, avaliando o nível de vírus na corrente sangüínea. A constatação foi de que 64% obtêm menos benefícios do tratamento com os coquetéis. A terapia Highly Active Antiretroviral Therapy (Haart) ou Terapia Anti-retrovirótica Altamente Ativa, adotada no tratamento dos soropositivos visa reduzir o número dos vírus na corrente sangüínea, de forma a mantê-lo em níveis abaixo dos detectáveis pelos laboratórios. Quando os níveis sobem, os pacientes são orientados a alterar as combinações de medicamentos.

Para os cientistas, a Haart fez com que os pacientes mudassem tantas vezes as combinações de medicamento que tornou o coquetel menos eficaz. A pesquisa revelou que grande parte das pessoas com índices crescentes de vírus no sangue apresentam vírus resistentes aos medicamentos. A resistência já foi observada até mesmo em pacientes recém-infectados, que ainda nem foram submetidos ao tratamento com os coquetéis. Os especialistas acreditam que os mais novos portadores do vírus HIV estão sendo contaminados por parceiros ou consumidores de drogas que têm o vírus resistente.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários