Notícias de saúde

Seres humanos são contaminados por benzeno

Belo Horizonte, 23 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Pelo menos quatro moradores do Condomínio Residencial Barão de Mauá, na grande São Paulo, foram expostos ao benzeno, substância cancerígena presente no subsolo do local. Em agosto deste ano, órgãos de saúde municipais divulgaram que haviam sido encontradas 44 substâncias tóxicas, entre elas o benzeno, que é cancerígeno, no subsolo do condomínio.

Exames de urina realizados no mês passado pela Secretaria de Saúde da cidade em uma amostra de 329 moradores, entre os cerca de 4 mil que vivem no condomínio, revelaram a presença de ácido transmucônico acima do normal nessas pessoas. O ácido é resultado do metabolismo do benzeno no organismo.

Os exames indicaram a presença do ácido acima de 0,5 miligrama por grama de creatina, substância comum na urina. O índice aponta uma exposição aumentada ao benzeno.

O terreno em que foi construído o residencial havia pertencido à Cofap (Companhia Fabricadora de Peças) que usou o local para depósito de resíduos industriais. Depois a área se transformou num aterro industrial clandestino.

As investigações a respeito do Condomínio Barão de Mauá começaram em abril do ano passado após uma explosão em uma caixa d´água. No acidente, uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida. Na ocasião, técnicos da Cetesb, suspeitando que houvesse apenas metano (gás explosivo) no subsolo do condomínio, efetuaram a lavagem e a ventilação das galerias subterrâneas, expulsando os gases para a atmosfera.

Segundo o chefe do Centro de Controle de Intoxicação do Hospital das Clínicas, Anthony Wong, o exame feito nos moradores é o mais indicado para confirmar a exposição recente à substância. Entretanto, serão necessários outros exames mais detalhados para assegurar a saúde dos moradores.

A Secretaria de Saúde de Mauá informou que os quatro moradores serão submetidos a exames mais específicos e que todos os moradores do condomínio devem fazer o exame de urina.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários