Notícias de saúde

A Gripe está chegando

Belo Horizonte, 02 de Julho de 2001 (eHeathLA). Os casos de gripe ocasionados pelo vírus Influenza começam a aumentar em todo o Brasil. Na última semana foram detectados testes positivos em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Blumenau, Campinas, Porto Alegre e Salvador.

A informação é do laboratório VigiGripe, serviço ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e responsável pela vigilância epidemiológica da gripe no Brasil.

O monitoramento epidemiológico da gripe é uma atividade mundial e o trabalho mobiliza uma rede de 110 laboratórios em 80 países, coordenada por três centros de referência vinculados à OMS.

A infecção pelo vírus Influenza é uma doença respiratória aguda e febril que caracteriza-se pela presença de tremores, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar e tosse, entre outros sintomas. O período de incubação é de um a três dias e a disseminação do vírus ocorre através de secreções aéreas. As epidemias ocorrem principalmente no inverno.

Todos os anos, a gripe atinge aproximadamente 15% da população mundial. São cerca de 100 milhões de pessoas nos países desenvolvidos. No Brasil, ela ataca pelo menos dois milhões de pessoas.

O resfriado pode ser causado por diversos vírus, como o rinovírus, adenovírus e parainfluenza, e tem um caráter mais inflamatório, com irritação na garganta, coriza e febre baixa.

A vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos, já que os vírus causadores da doença modificam-se permanentemente. É bom ser imunizado no outono. A vacina faz efeito entre uma a duas semanas depois de aplicada e tem uma eficácia média de 70%.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários