Notícias de saúde

Sociedade Brasileira de Cardiologia prepara campanha educativa sobre Colesterol

Belo Horizonte, 02 de Julho de 2001 (eHeathLA). Muitas pessoas têm índice de colesterol elevado e não sabem. Estima-se que aproximadamente 40% dos brasileiros apresentem altas taxas do chamado “mau colesterol” (LDL).

Preocupada com a alta incidência de mortalidade por doenças cardíacas no Brasil - 35% de todos os óbitos - a Sociedade Brasileira de Cardiologia prepara a campanha educativa “Colesterol não escolhe vítima” para sensibilizar a população em 25 de julho, “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”.

Este ano, a entidade pretende dobrar o número de exames de dosagem das taxas de colesterol da população. Em 2000, médicos distribuídos em 40 postos de 29 cidades brasileiras realizaram 8,1 mil exames.

Em São Paulo, dos 1.191 candidatos testados, 649 apresentaram dosagem elevada. Questionários apontaram que 68 paulistas não estavam preocupados com o alto colesterol por desconhecer o problema. Em Natal (RN), 135 pessoas se submeteram aos exames e quase todos os 39 moradores com taxas elevadas não imaginavam sofrer do mal.

O colesterol é um tipo de gordura encontrado em alimentos de origem animal. Apesar de ser necessário ao metabolismo humano, pode propiciar danos ao organismo quando ingerido em excesso.

Nesses casos, há um acúmulo de gordura saturada nos vasos sangüíneos que leva à obstrução, principalmente, de artérias do coração, cérebro e da perna. O colesterol é também um dos mais importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares, juntamente com o fumo, a hipertensão arterial, a obesidade, o sedentarismo, a história familiar e o diabetes.

A campanha educativa é fundamental já que registros do Data-SUS indicam que 350 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência de doenças cardíacas. Alimentos como bacon, gema de ovo, carne vermelha, pele de frango, castanha, fritura, massa, salame, mortadela e côco devem ser evitados para quem precisa controlar o colesterol LDL.

Sua taxa deve ser inferior a 160 mg por %. Alguns alimentos, entretanto, facilitam a ação do chamado bom colesterol (HDL), capaz de remover a gordura saturada dos vasos, levando-a para o fígado onde é metabolizada.

Entre os produtos com colesterol HDL estão os óleos de soja, milho, girassol e azeite de oliva. A taxa de colesterol HDL no organismo deve ser superior a 35 mg por %. Já o colesterol total deve ser inferior a 200 mg por %.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários