Notícias de saúde

Novo Tratamento de Câncer Será Usado em Crianças na Austrália

31 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pela primeira vez, o Hospital Prince of Wales, na Austrália, vai começar a tratar tumores cerebrais em crianças com menos de 4 anos com uma nova forma de radioterapia dentro de algumas semanas, afirmou um especialista do hospital na terça-feira.

Robert Smee, especialista sênior em oncologia, disse que a terapia fornece um feixe de radiação de alta intensidade tão concentrado no tumor que minimiza o risco de atingir os tecidos saudáveis circundantes.

"(A tecnologia) existe em outros lugares do mundo e na Austrália, mas é a forma como a aplicamos que a torna tão única", disse Smee.

"Acreditamos que chegamos ao ponto em que ela é tão segura que seremos capazes de tratar crianças com menos de 4 anos", afirmou Smee.

O primeiro paciente adulto submetido ao tratamento com a Radioterapia com Modulação de Intensidade (IMRT) de arranjo tridimensional está sendo tratado no hospital com sucesso e a primeira criança deve começar a terapia dentro de seis semanas.

De acordo com Smee, com as técnicas atualmente disponíveis, o fornecimento da radiação a crianças pequenas implica num alto risco de atingir tecidos saudáveis ao redor do tumor, o que pode prejudicar o desenvolvimento intelectual. Existe ainda um alto risco de lesão das funções da glândula pituitária e do nervo ótico.

"Isso vai permitir o tratamento de tumores com mais segurança...diminuindo a dose a tecidos adjacentes", acrescentou o especialista.

Smee disse que a entrega mais precisa da radiação também vai permitir que as doses sejam potencializadas com mais segurança, aumentando as chances de sucesso.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários