Notícias de saúde

Tratamentos Alternativos Podem Ajudar a Combater Enxaqueca

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Os tratamentos alternativos como biofeedback e acupuntura podem beneficiar pessoas que sofrem de enxaqueca, afirmou um grupo de especialistas na semana passada.

Donald B. Penzien e sua equipe do Consórcio de Dor de Cabeça dos Estados Unidos revisaram 355 artigos de comportamento e tratamento que foram identificados na literatura científica.

Os membros do consórcio são da American Academy of Family Physicians, American Academy of Neurology, American Headache Society, American College of Emergency Physicians, American College of Physicians, American Osteopathic Association e National Headache Foundation.

Os tratamentos que os especialistas consideraram para revisão e inclusão nas diretrizes foram treinamento de relaxamento, treinamento de biofeedback, terapia comportamental cognitiva (ou controle de estresse), hipnose e combinações dessas intervenções.

Penzien, do Centro Médico da Universidade do Mississippi, em Jackson, disse que o consórcio concluiu que:

- o treinamento de relaxamento, o biofeedback e a terapia comportamental cognitiva são eficazes de alguma forma na prevenção da enxaqueca.

Os membros do consórcio não puderam tirar nenhuma conclusão da superioridade de um tratamento sob outro, mas recomendaram que essa opção de tratamento deve ser considerada na prevenção da enxaqueca.

- a integração entre os tratamentos comportamentais e as terapias com drogas parece ser benéfica.

- a acupuntura, a hipnose, a TENS -- em que eletrodos colocados sob a pele bloqueiam os sinais de dor dos nervos -- e o oxigênio como terapia preventiva não apresentaram evidências suficientes para garantir a recomendação.

Normalmente, as terapias comportamentais são realizadas em uma clínica, com os pacientes recebendo dez a 12 sessões de tratamento.

Agora, algumas clínicas estão oferecendo intervenções em casa. Os pacientes comparecem a três sessões no consultório, onde encontram o terapeuta e recebem uma fita cassete e um manual de instruções e são ensinados sobre como desenvolver suas capacidades em casa de acordo com o seu tempo.

Essas intervenções feitas em casa parecem apresentar bons resultados, afirmou Penzien.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários