Notícias de saúde
08 de janeiro de 2025 (Bibliomed). A semaglutida, princípio ativo de medicamentos como o Ozempic/Wegovy, poderia ajudar a parar de fumar, é o que indica estudo foi realizado no U.S. National Institute on Drug Abuse, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados de sete ensaios, todos envolvendo fumantes que também tinham diabetes tipo 2. Ao todo, quase 223.000 pacientes foram rastreados por um ano, e eles tomaram uma variedade de medicamentos para diabetes, incluindo insulina, metformina e sulfonilureias, entre outros. Desses, 5.967 pacientes tomaram semaglutida.
Os autores analisaram a aceitação de terapias para parar de fumar — um marcador para pessoas que sentiam que precisavam de ajuda para parar de fumar. Eles descobriram que os pacientes que tomavam semaglutida tinham 32% menos probabilidade de procurar tais terapias em comparação com aqueles que tomavam insulina, 24% menos probabilidade de fazê-lo em comparação com pessoas que tomavam sulfoniureias e 18% menos probabilidade em comparação com pessoas que tomavam metformina.
Os fumantes no estudo que tomaram semaglutida tinham apenas um pouco menos probabilidade (12%) de precisar de terapias para parar de fumar em comparação com pessoas que tomaram o outro medicamento GLP-1, tirzepatida (Mounjaro/Zepbound).
Os pesquisadores explicam que esses medicamentos são agonistas do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1s), que funcionam para suprimir o apetite ao atingir receptores específicos no cérebro.
Estudos em camundongos mostraram que os GLP-1s também reduzem aumentos induzidos pela nicotina na liberação de dopamina em uma área específica do cérebro, um mecanismo comum subjacente aos efeitos recompensadores de drogas viciantes.
Os autores enfatizam que esses resultados vêm de uma análise retrospectiva dos dados, e ninguém está sugerindo que os médicos comecem a prescrever GLP-1s para ajudar os fumantes a parar neste momento.
Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M23-2718.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também