Notícias de saúde
30 de agosto de 2024 (Bibliomed). A depressão pós-parto é um distúrbio de humor associado a mulheres após o parto. Pesquisas anteriores indicaram que entre 50% e 75% das mulheres experimentam algum grau de sintomas depressivos após o parto, e 10% a 15% apresentam sintomas graves o suficiente para serem diagnosticadas como depressão pós-parto. Além dos sintomas depressivos, o distúrbio também pode incluir ansiedade, distúrbios do sono e oscilações de humor extremas.
Um grupo de pesquisadores de educação física da China University of Geosciences conduziu uma meta-análise de estudos anteriores e descobriu que a prática regular de exercícios moderados pode aliviar os sintomas de depressão pós-parto em algumas mulheres. O estudo, publicado no periódico PLOS ONE, analisou 26 pesquisas prévias para compreender melhor o impacto do exercício nas mulheres que enfrentam a depressão pós-parto.
O estudo revelou que, de maneira geral, a prática de exercícios aeróbicos tende a ajudar a maioria das mulheres com depressão pós-parto. Corrida, caminhada e natação mostraram efeitos positivos, aumentando a respiração, a frequência cardíaca, promovendo o fluxo sanguíneo e, talvez o mais importante, elevando os níveis de neurotransmissores no cérebro.
Além disso, os pesquisadores observaram que a prática de exercícios em grupos tende a reduzir os sintomas melhor do que quando realizados individualmente. Concluíram que o regime mais benéfico envolve exercícios moderados, de 35 a 45 minutos, de três a quatro vezes por semana. Essa descoberta não apenas destaca a importância do exercício físico no tratamento da depressão pós-parto, mas também fornece direcionamentos valiosos para futuras abordagens terapêuticas sem efeitos colaterais indesejados.
Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0287650.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também