Notícias de saúde

Crise Européia da Vaca Louca Pode Ter Começado Há Anos

Por Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - A doença da vaca louca espalhou-se pela Europa há anos e a cegueira do governo na época significa que agora serão necessárias medidas radicais para combater o mal degenerativo do cérebro, disseram na segunda-feira cientistas britânicos.

Eles disseram que a Europa deveria aprender com as lições que os britânicos tiveram e combater a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) e não repetir os erros que os políticos cometeram com ações do passado.

"Esperávamos que o gado começasse a sucumbir à doença na França, Bélgica e Holanda em 1993 e 1994, e de fato não apareceram muitos casos. Todo mundo estava dizendo na época: 'Que estranho!"', disse Stephen Dealler, biólogo que trabalha com a BSE desde 1988.

"Então, as vacas que em 1993-94 não apresentaram a doença serviram para alimentar mais vacas... por isso os números cresceram tanto e vão continuar a crescer, porque uma vaca com sintomas, ou mesmo sem sintomas, vai infectar um número maior de animais no futuro", disse ele à Reuters.

Dealler disse que os cientistas alertaram o governo de que a epidemia britânica poderia ultrapassar as fronteiras nacionais.

Outros países encontraram apenas agora casos de doença da vaca louca, porque só agora começaram a procurar.

"Os fazendeiros perceberam que quando sacrificam todo seu gado eles não recebem muito dinheiro. Então a última coisa que se quer é sair contando para todo mundo... Os fazendeiros da Europa perceberam que não é uma doença desejável e então há uma tendência a não achar casos."

Agora vários países europeus estão implementando testes por amostragem no gado.

"Os testes por amostragem estão em vigor em toda a Europa e isso é muito importante porque de fato nos dá uma indicação sobre a verdadeira incidência da doença", disse Iain McGill, que trabalhou no Ministério da Agricultura britânico no auge da crise e agora dirige o grupo independente Prion Interest.

Ele também disse que a Europa deveria garantir que restos de carcaças de animais não voltassem à cadeia alimentar do gado. No pior surto da Grã-Bretanha, esse tipo de alimentação, usada para galinhas e ovelhas, entrou na composição da ração do gado, acrescentou ele.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários